videochamada com Messenger rooms

Vídeochamada com Messenger rooms: Entenda o recurso no Whatsapp

As realizações de chamadas com vídeo se tornaram um fenômeno nos últimos anos, tendo se tornado ainda mais popular em razão da pandemia de Coronavírus e da necessidade de isolamento social. Nesse sentido, recentemente houve o anúncio de que o WhatsApp disponibilizou a realização de vídeochamadas com Messenger Rooms com até 50 pessoas interagindo simultaneamente.

videochamada com Messenger rooms

Isso é importante na medida em que permite que dezenas de pessoas se conectem ao mesmo tempo com o uso tão somente do aplicativo de conversas mais utilizado no Brasil, o WhatsApp. Abaixo, entenda como essa ferramenta funciona, como utilizá-la e quais são as suas vantagens.

DICA: Encontre e compare planos de internet e celular aqui!

Whatsapp permite vídeochamadas com Messenger Rooms com até 50 pessoas: Entenda

Em primeiro lugar, cabe esclarecer que a realização com o WhatsApp de vídeochamadas com Messenger Rooms decorre da integração entre essa ferramenta, que já existia e pertence ao Facebook, ao app de conversas instantâneas.

Isso foi possível mediante o fato que ambos os aplicativos, Facebook e WhatsApp, pertencem ao mesmo grupo empresarial. Dessa forma, a ferramenta que era própria do primeiro aplicativo foi aplicada, também, no segundo.

A importância dessa novidade dentro do Whatsapp está no fato em que ela permite que mais pessoas sejam conectadas em uma chamada ao mesmo tempo. Anteriormente à atualização o número de usuários em uma mesma vídeochamada era muito limitado.

Contudo, com o advento do Messenger Rooms dentro do WhatsApp, esse limite foi expandido para até 50 pessoas, o que corresponde a um número grande e muito interessante, principalmente mediante o atual cenário de pandemia e isolamento social.

Empresas competem para a promoção de vídeochamadas

Conforme já citado, o uso de videochamadas se popularizou nos últimos anos em razão do surgimento de celulares com processadores e câmeras melhores e, também, pelo desenvolvimento de dezenas de aplicativos destinados a sua realização.

videochamada com Messenger rooms

Entretanto, a pandemia de Covid-19 fez com que cada vez mais pessoas aderissem à realização de vídeochamadas, uma vez que elas permitem a aproximação entre os usuários que não se limitam apenas a ouvir a voz da outra pessoa, mas também a vê-la e interagir.

Assim, usuários que já utilizam aplicativos para esse tipo de chamada online passaram a fazer uso dela com maior freqüência. Por outro lado, é inegável que houve um grande número no aumento o público de ferramentas dessa natureza.

Esses aspectos fomentaram que as empresas disponibilizassem novos aplicativos destinados para esses fins ou, ainda, que realizassem atualizações importantes nos já existentes, a fim de manter a fidelidade do público e se manter interessantes aos olhos dele.

Aliás, é nesse sentido que o Whatsapp passou a suportar vídeochamadas com Messenger Rooms. Não só a ferramenta foi aprimorada, como também sua adição ao app de conversas permitiu que ele se tornasse mais atrativo na medida em que acolhe diversas pessoas ao mesmo tempo.

A necessidade de conversas acompanhadas de vídeo, nesse sentido, fez com que o WhatsApp e as demais empresas do grupo de Zuckerberg buscassem aprimorar suas ferramentas de videochamadas e também unificá-las, disponibilizando-as para diferentes apps.

As atualizações ocorridas, por sua vez, não deixam de apontar para o fato de que o Whatsapp por meio das vídeochamadas com Messenger Rooms procura se estabelecer como um concorrente ao Zoom no ramo de chamadas realizadas com vídeo.

Afinal, como funcionam as vídeochamadas com Messenger Rooms?

O aumento no número de usuários em uma mesma vídeochamada realizada pelo WhatsApp foi possível após a ocorrência de uma atualização do WhatsApp Beta (versão de testes do app) que foi responsável por unir esse aplicativo à ferramenta Messenger Rooms, até então exclusiva do Facebook.

Essa atualização à versão de testes do WhatsApp adicionou novos atalhos ao aplicativo de conversas. Com sua realização, dentro da janela de opções referentes ao envio de mídia é possível se localizar o ícone do Messenger Rooms.

Contudo, cabe ressaltar que essa atualização ainda não está disponível para todas as versões do aplicativo de conversas, sendo limitada, ainda, à versão de testes. Aliás, ela sequer está disponível em todos os países que fazem uso do app.

Portanto, os usuários do WhatsApp terão as vídeochamadas com Messenger Rooms disponibilizadas em breve, conforme as atualizações sejam liberadas.

Ainda, o Rooms não estará presente nos aplicativos atualizados apenas na guia de mídias, mas também dentro da opção “Chamadas”, logo acima do botão de “Nova Chamada”. Ainda, ao ser disponibilizado, ele será a primeira opção cedida quando o usuário tentar realizar uma chamada em grupo, cabendo a ele aceitar ou utilizar a versão normal para vídeochamadas.

Por fim, as vídeochamadas com Messenger Room não se limitam à novidade ilustrada pela sua adição ao Whatsapp. Isso porque ela já existia, sendo pertencente ao Facebook. Diante disso, o Room permanecerá sendo disponibilizado dentro do app de conversas da rede social, o Messenger.

Published by